Fojo do Inglês

​​
Introdução
10 de Maio de 2018
​​​​​​​​
Apoiados uma vez mais no registo cartográfico levantado em 1961 pelo Serviço de Fomento Mineiro, explorámos o Fojo do Inglês, uma mina horizontal de fácil acesso a partir de terreno privado cujo proprietário nos autorizou a passagem.

Está ligada a superfície por dois fojos (sanjas), e como tantas outras minas horizontais, serve também de reservatório de água. É visível a madeira das entivações em zonas de escavação mais recente bem como a falta de nichos para as lucernas nas paredes laterais, que são encontrados noutras zonas da galeria, o que indica pelo menos dois períodos distintos de laboração.

Embora a parte inicial da galeria se encontre com água devido a uma represa construída à entrada, a ausência de fauna e flora é total. Na zona onde se abrem as sanjas acumulam-se no chão da galeria grandes quantidades de manta morta, animais em decomposição e lixo. Esta água, possivelmente contaminada, é desviada para apoio à agricultura local.

No interior da cavidade é possível ver várias formações de óxidos de ferro, entre elas estalactites e bandeiras.

No terreno foram georreferenciados duas sanjas, uma corta e um poço entulhado. Recolhemos ainda do interior da mina (ver localização do achado na topografia) fragmentos de uma peça em barro, que foram entregues ao Museu Municipal de Valongo à Drª Paula Machado.

​​​​​
Figura 1 – Planta e Perfil Desdobrado do Fojo do Inglês ( veja aqui em PDF )
​​​​​​​​​​​​​

Este trabalho é parte integrante do projeto "Contributo espeleológico para o estudo da mineração antiga no Concelho de Valongo – Serra de Santa Justa", levado a cabo pelo «GEM Norte» que está a ser desenvolvido desde 2015 e que oportunamente será publicado na íntegra.

​​​​​​​​

Fotos do Fojo do Inglês por Pedro Almeida (GEM)
​​​​​​​​

Os trabalhos desenvolvidos no Fojo do Inglês contaram com a participação dos espeleólogos: Eduardo Vieira (GEM), André Leite (GEM), Pedro Almeida (GEM) e Bruno Teixeira.
​​
Autores do projeto: Eduardo Vieira (GEM), André Leite (GEM), Pedro Ferreira (GEM) e Pedro Aguiar (GEM)
Coordenação: Eduardo Vieira (GEM)
Topografia: Eduardo Vieira (GEM), André Leite (GEM), Pedro Almeida (GEM) e Bruno Teixeira
Fotografia: Pedro Almeida (GEM)
Texto: Eduardo Vieira (GEM)
Revisão do texto: Sandra Flor
INICIO​​​
TOP​O​​​​​​​​​
INDICE