Contenda - O Regresso aos Banhos
27 de Fevereiro de 2021
 
Com a obtenção de autorização do ICNF voltou-se às atividades na gruta da Contenda, desta feita aos espeleomergulhos. A última atividade realizada na gruta, no âmbito do Projeto Contenda, tinha sido em 2015 na galeria SPE 66. O último espeleomergulho datava já de 2013, realizado na galeria do Rio por António Mendes (NEUA).
 
Após o interregno de alguns anos voltou a haver vontade, uma nova equipa de mergulhadores, uma autorização do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) e a comunidade espeleológica voltou a dizer presente neste esforço.
 
A equipa de mergulhadores foi composta por José Mário Ventura e Joana Capitani (ambos do GEM) com a organização das atividades a cabo de Pedro Robalo. Como habitual participaram espeleólogos sócios de várias associações a saber, por ordem alfabética: ARCM, AESDA, GEONAUTA, GEM, GEMA, NAMMI, NEL e vários não afiliados.
 
A autorização do ICNF foi concedida ao Grupo de Espeleologia e Montanhismo (GEM) que foi a entidade organizadora das atividades doravante descritas.
 
Os objetivos da atividade deste ano foram dar a conhecer a gruta da Contenda a um novo grupo de espeleólogos e realizar um novo mergulho na galeria do Rio. Sobre os mergulhos anteriores aconselhamos a leitura dos textos que podem ser acedidos em https://nalga.wordpress.com/2013/10/02/contenda-2013/ e https://nalga.wordpress.com/2011/09/04/gruta-da-contenda-2011-a-exploracao-continua/
 
O objetivo do mergulho era permitir o reconhecimento da parte imersa da galeria do Rio já mergulhada anteriormente para posteriormente lançar um novo esforço de exploração na parte imersa da gruta.
 
Segue-se um “diário das atividades”.

12/08/2020

Trabalhos realizados: Reconhecimento da gruta. Verificação do nível da água, verificação de ancoragens e substituição de cordas. Teste de invólucro de proteção das garrafas de mergulho. As cordas que se encontravam na gruta foram substituídas por novas, por já não apresentarem condições de segurança. Verificou-se que o nível de água ainda estava quase no topo do poço que faz o acesso à galeria do Rio.
 
Apesar do nível da água ainda estar alto, dado o adiantado do Verão e questões de agenda, optou-se por começar os preparativos para o mergulho na galeria do Rio.
Figura 1 - Algum do equipamento transportado
Figura 2 - Equipa em progressão

15/08/2020

Trabalhos realizados: Transporte de equipamento de mergulho até à galeria SPE 66. Verificação do nível de água. Fotografia e filmagem da gruta e transporte do equipamento. O nível de água encontrava-se 2,5m abaixo da 1ª amarração do poço de acesso à galeria do Rio. O nível da água ainda estava muito alto para permitir a realização do mergulho. Foi um dia de grande esforço, mas quase todo o equipamento de mergulho ficou em posição.
Figura 3 – Equipa num intervalo de descanso durante o transporte de equipamento.

23/08/2020

Trabalhos realizados: Devido às chuvas dos dias anteriores foi necessário entrar para verificar os níveis de água nos sifões S1 e S2. O sifão S1 estava com água mas transitável, foi realizado bombeamento por gravidade e o sifão ficou a drenar para melhorar o acesso. O sifão S2 estava surpreendentemente seco!

26/08/2020

Trabalhos realizados: Verificação do nível de água. Avaliação do acesso à galeria do Rio por um poço alternativo, que é mais largo. O nível de água encontrava-se 4,9m abaixo da 1ª amarração do poço de acesso à galeria do Rio. Contudo o acesso pelo poço alternativo, embora com um nível de água elevado para a época mostrou-se viável. Este poço dá acesso a um afluente que se une à galeria do Rio umas dezenas de metros depois. O nível da água demorava a baixar, num ano usual já se teria acesso franco à zona do mergulho.

28/08/2020

Trabalhos realizados: Realização do mergulho na galeria do Rio pelos mergulhadores José Mário Ventura e Joana Capitani e remoção parcial do equipamento de mergulho.
 
O nível de água encontrava-se 5,3m abaixo da 1ª amarração do poço de acesso à galeria do Rio. Apesar do nível da água na gruta, historicamente elevado pelos registos existentes, por questões logísticas o mergulho não podia ser mais adiado.
 
O mergulho foi realizado com total segurança, seguindo todos os protocolos e com todos os equipamentos necessários. O acesso à galeria do Rio foi realizado pelo poço alternativo, acima referido, que dá acesso a uma galeria afluente da galeria do Rio. Não se conseguiu um ponto de acesso prático mas arranjou-se forma de montar os equipamentos e entrar na água.
 
As condições iniciais estavam razoáveis (para o que era esperado), mas infelizmente à medida que se avançou em direção à galeria do Rio a visibilidade piorava cada vez mais ao ponto da progressão passar a ser feita pelo tacto. Por esta razão não foi possível a colecta de dados novos e suspeita-se que efectivamente não tenha sido atingida a galeria do Rio. O mergulho foi realizado com técnica de montagem lateral das garrafas (sidemount) para facilitar o transporte até ao ponto de acesso, e também para permitir o deslocamento em passagens subaquáticas restritas, como é o caso do poço alternativo.
 
Ainda nesse dia os equipamentos de mergulho foram parcialmente removidos da gruta.
Alguns vídeos do mergulho da autoria de José Mário Ventura (GEM) e Joana Capitani (GEM) podem ser consultados nos links:

29/08/2020

Trabalhos realizados: Remoção do restante equipamento de mergulho da gruta.

12/09/2020

Trabalhos realizados: Reconhecimento de outras zonas da gruta. Verificação do nível de água. O nível de água encontrava-se 7,5m abaixo da 1ª amarração do poço de acesso à galeria do Rio. O acesso à galeria do Rio estava aberto e a equipa atingiu o Rio.
Fotos dos trabalhos do dia 15/08 por Vitor Toucinho (GEM)

Equipa

Ana Barros (GEM), António Afonso (ARCM), António Inácio (Geonauta), Bruno Enes (GEM), Bruno Pais (AESDA), Carlos Silva (NEL), Dora Sequeira (Geonauta), Elisão Roque (NEL), Filipe Castro (GEM), Joana Capitani (GEM), João Bastos (NEL), João Ferreira (NEL), José Lopes (NEL), José Mário Ventura (GEM), José Ribeiro (GEM), Jorge Faustino (GEM), Luís Meira (AESDA), Márcia Cruz (GEM), Marco Matias (GEM), Maria Miguel (AESDA), Paulo Almeida (afiliação desconhecida), Isis Almeida (afiliação desconhecida), Paulo Lopes (GEM), Paulo Rocha (GEMA), Paulo Rodrigues/superfície (GEM), Pedro Fazenda (NAMMI), Pedro Robalo (GEM), Rui Pina (GEM), Teresa Cardoso (GEM), Vítor Lourenço (GEM), Vitor Toucinho (GEM).


Texto: Paulo Rodrigues

Revisão: Pedro Robalo, Joana Capitani e José Mário Ventura