Um dos eventos multi-actividades GEMista mais aguardado de 2019 foi a viagem aos Arquipelago dos Açores, nomeadamente às ilhas São Jorge e Pico.

Durante uma semana abençoada pelas Festas do Espírito Santo, fomos brindados a maior parte dos dias com um clima excelente altamente propício às activdades propostas conseguindo-se cumprir a totalidade do plano.


Tinhamos previsto a relização de actividades trecking/caminhada, canyoning, espeleologia e degustação gastronómica.

Um dos pontos altos da viagem foi a subida à montanha mais alta de Portugal, tendo inicio por volta da 1h da manhã conseguindo a visualização do nascer do Sol no Piquinho por volta das 6:30. Momento único e mágico que vai ficar marcado eternamente na nossa memória. Foi uma subida dura mas que valeu cada passo. Já no regresso, a velha máxima “para baixo todos os santos ajudam”, aqui não se aplicou, pois o cansaço acumulado e o excesso de cascalheira no trilho tornaram a descida num caminho de “penitência” de quatro horas…

Mas já ninguém se lembra!


Como actividades de trecking realizaram-se também as caminhadas ao Pico da Esperança e a descida à Fajã de Santo Cristo.

A descida de Canyoning fez-se na Ribeira de São Tomé, que decorreu sem qualquer dificuldade e atravessando paisagens únicas daquela ilha.

Relativamente às actividades de espeleologia visitou-se o Algar do Montoso e uma pequena cavidade perto da localidade de Velas.


Vale a pena salientar que as Festividades do Espírito Santo são um acontecimento único e de grande importância para os habitantes daquelas ilhas. É um culto antigo e grandemente enraizado na vida quotodiana local. Todas as povoações têm um dia especifico para as suas celebrações o que fez com que praticamente todos os dias assistissemos às respectivas celebrações e convidados a participar e a degustar as especialidades gastronómicas das festividades. São de salientar as Sopas do Espírito Santo, as Espécies e o já muito conhecido Queijo da Ilha. Fora das festas ainda conseguimos deliciar-nos com as lapas e as amêijoas locais.


Veja aqui e aqui algumas fotos deste Multi-Atividades.

Outras Notícias

Shopping Basket