Cabeço dos Alecrineiros
Prospeção, Levantamento e Exploração no Cabeço dos Alecrineiros

Introdução
Bem no coração do Planalto de Sto. António encontra-se o cabeço dos Alecrineiros, assinalado pelo vértice geodésico com o mesmo nome. Este cabeço é já bem conhecido da comunidade espeleológica nacional e internacional, pela abundância de algares. Dos trabalhos já realizados destacamos os seguintes, realizados no âmbito do grupo de São Bento:
O SSAC (Societe Speleo Archéologique de Caussade) nos seus relatórios das atividades realizadas em Portugal apresenta a localização de abundantes cavidades, bem como de algumas topografias e esboços de vários algares desta zona.
Objetivos
O trabalho efetuado pode e deve servir para suporte da comunidade espeleóloga em todas as suas vertentes. As publicações são lançadas por fascículos e periódicamente.
 
Pode seguir os resultados deste projeto nas publicações.Dentro do âmbito do grupo de São Bento, o Grupo de Espeleologia e Montanhismo (GEM) criou um plano de trabalho que visa alimentar o cadastro de São Bento, com: a localização de novas cavidades, verificação e correção da localização de cavidades já cadastradas, topografia das grutas e produção de fichas de equipagem das mesmas. O plano contempla também os aspetos geológicos das cavidades estudadas.
Dada a extensão do Planalto de Sto. António, alvo dos trabalhos do grupo de São Bento, o GEM, em colaboração com a WIND, optou por trabalhar sistematicamente uma área limitada do planalto, e apenas depois seguir para outras zonas. A área escolhida foi o cabeço dos Alecrineiros.