Grupo de Espeleologia e Montanhismo
A 5ª etapa da Travessia da Cumeada do Norte de Portugal decorreu nos dias 1 a 4 de maio, tendo-se iniciado em Tourém, com chegada planeada à Portela do Homem. No entanto, devido às condições climatéricas adversas que experimentámos durante a pernoita em Pitões das Júnias, decidimos não arriscar entrar em plena Serra do Gerês com aquele tempo e ficámo-nos por metade do percurso, terminando assim em Outeiro, nas margens da Albufeira da Barragem da Paradela.
No dia seguinte fizemos o percurso para Outeiro, o qual se revelou uma agradável surpresa. Desde a famosa cascata de Pitões das Júnias, que por ter chovido na noite anterior estava com um débito espetacular, até ao trilho que percorre o belo Carvalhal do Beredo, passando também pelo Fojo do Lobo da Portela da Fairra, foram vários os locais de interesse que encontrámos pelo caminho.
Dado que já não iriamos continuar o percurso previsto, decidimos no 3º dia explorar as margens da albufeira e fazer um pequeno trilho entre Paradela, localidade que dá nome à barragem, e Sirvozelo, um lugar com uma dúzia de casas rústicas, grande parte já recuperadas, num cenário típico do Gerês com grandes blocos de granito a rodear o casario, alguns até a emparedar essas casas.
No final, ainda houve tempo para visitarmos as ruinas da Aldeia Velha de Juriz, abandonada a idade média, e também o Mosteiros de Santa Maria das Júnias, ambos nas imediações de Pitões das Júnias.
Veja aqui as fotos desta atividade.