Monitorização de Quirópteros
Monitorizações de Morcegos Cavernícolas
Projeto Morcegos
Em Julho de 1987 iniciou-se em Portugal o “Programa de Monitorização de Abrigos Subterrâneos de Importância Nacional de Morcegos”, um dos primeiros programas a ser estabelecido na Europa.O Programa foi planeado pelo Prof. Jorge Palmeirim da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito do Projecto Ecologia de Quirópteros, financiado pelo então Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza.
Em 1993 foram publicados critérios de avaliação da importância de locais de abrigo de morcegos (Palmeirim & Rodrigues 1993) e a lista de abrigos a visitar foi sendo revista e completada com base nos critérios.A monitorização faz-se idealmente em duas épocas, na hibernação (dezembro a fevereiro) e na maternidade (abril a julho).
Até cerca de 2004 a maioria das visitas foi realizada por técnicos do ICNB ou alunos da Faculdade de Ciências de Lisboa, mas nos últimos anos a recolha de dados alargou-se às Universidades do Porto, Aveiro e Évora, e à Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE).
A partir de 2009 o GEM passou a acompanhar técnicos da BIO3, hoje Bioinsight, na monitorização de morcegos cavernicolas durante as épocas de hibernação e maternidade.
Em 2010, com a adesão à FPE, o GEM passou a integrar o grupo de monitorização de quirópteros da FPE que contribui para o “Programa de Monitorização de Abrigos Subterrâneos de Importância Nacional de Morcegos”.
Para mais informação sobre os Abrigos de Importância Nacional de Quirópteros: épocas de hibernação e de criação, consulte aqui a página da FPE.

